Ortopedista


Fui ao Pediatra como disse,hoje fui ao ortopedista.
Chegando lá ele disse pra mamãe que tenho Pé Plano flexivel.

Mas o que é isso???

Durante o crescimento, a criança passa por várias fases de aprimoramento e evolução até conseguir caminhar e correr com segurança. Nesse período é muito importante a sensibilidade tátil e o estímulo do contato com o solo para a formação do pé .O arco plantar começa seu desenvolvimento por volta do quarto ou quinto ano de vida, quando a musculatura está em pleno desenvolvimento, o esqueleto torna-se mais rígido e os ligamentos menos elásticos.
A formação do arco plantar possui grande influência genética e está relacionada com o grau de flexibilidade ligamentar de cada família, isto é, existem fatores genéticos que passam de pai para filho e que determinam o grau de flexibilidade dos ligamentos e das articulações.
A estruturação ligamentar do pé e a formação do arco plantar se completa por volta dos 12 anos de idade.
O teste ao ficar na ponta dos pés nos auxilia a verificar a capacidade de correção do arco plantar e a mobilidade subtalar; assim como o teste de Jack, que é a correção do arco plantar quando fazemos a extensão passiva do hálux (dedão).
Os fatores mais importantes a serem avaliados durante o período de formação e estruturação do pé é a presença de DOR e a RIGIDEZ das articulações envolvidas.
O pé plano flexível assintomático (sem dor e sem rigidez) não é uma doença, é uma variação anatômica determinada geneticamente. Cerca de 10 a 20% dos adultos possuem pés planos (pés chatos), sendo mais comum na raça negra, e não ocasionando nenhum sintoma, nenhuma queixa ao portador.
Com o crescimento da criança, o pé pode vir a tornar-se sintomático (pé plano flexível sintomático), isto é, ocasionalmente pode vir a ocorrer dor, principalmente após alguma atividade física mais intensa. Isto acontece por fadiga, exaustão, da musculatura intrínseca do pé, forçada a sustentar e estabilizar um pé mais flexível durante um maior esforço.
Algumas crianças necessitam de tratamento para o pé plano flexível, principalmente se apresentarem sintomas de dor ou desconforto nas atividades diárias.
A fisioterapia e o alongamento ajudam a dar condicionamento e reforçam a musculatura envolvida na sustentação e movimentação do pé durante a marcha e para a prática de esportes.
O uso de palmilhas para sustentação do arco plantar não altera a forma e não vai mudar o desenvolvimento do pé. Ela simplesmente mantém o pé em uma posição mais confortável e mais equilibrado dentro do sapato.  Muitas vezes melhora a dor ocasionada pela fadiga muscular.
Em raros casos, o tratamento cirúrgico é indicado quando os sintomas não podem ser controlados com fisioterapia, palmilhas ortopédicas e mudanças de calçados. A cirurgia para o pé plano flexível deve ser a última opção de tratamento.
Algumas doenças mais raras podem estar associadas ao pé plano, nesses casos existe uma maior gravidade da deformidade.

 No meu caso o médico falou que tenho grandes chances de não precisar fazer nada, mas que só terá certeza quando eu fizer 10 anos.
Caso não seja corrigido, (será) terei que fazer uma cirurgia.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia das Crianças!